Quem nunca ouviu o Mark Zuckerberg falando em uma de suas palestras que a maior missão do Facebook é integrar todas as pessoas e levar a internet para quem ainda não tem acesso ao mundo virtual?
Sim, ele vive enfatizando isso e o plano se expande a cada dia.
Como vai funcionar?
Em parceria com as operadoras, o internet.org será um portal com internet gratuita. No blog oficial do Facebook, eles se referem ao acesso como “internet básica”. Teremos que esperar o acordo entre Facebook e as operadoras nacionais para que essa novidade comece a circular por aqui.
Durante o ano passado foram mais de 9 milhões de pessoas usando o acesso gratuito. O próximo passo trazer o serviço para a América Latina, Ásia e África e com isso atingir mais 4,5 bilhões de pessoas.
Limitações
Obviamente a rede só vai dar acesso aos serviços da rede e de mensagens do Facebook e nada foi dito sobre o Whatsapp.
Polêmica
Como era de se esperar, o serviço está causando polêmicas por conta do controle de informações e também pela segregação do acesso mobile.
Ter internet grátis é muito bom, mas sabemos que o Facebook obtém grande parte do fluxo das pessoas que se encontram online atualmente e tendo acesso somente à rede através desse serviço, esse fluxo pode ser monopolizado de uma maneira muito negativa para as outras plataformas.
Qual é a sua opinião sobre isso?